Eco-repórteres - Os amigos do ambiente por Sara do 6.º ano

ilustração Ser Feliz
Como tudo começou:

No colégio “Guadalupe”, os cinco amigos Maria e Sofia (que são gémeas), Rodrigo, Sara e Mariana, estavam ainda na creche, quando a educadora Anabela estava a chamar, para a turma ir dormir a sesta, quando a Mariana começou a chorar:

-BUAAAHHHH!

- Então, Mariana o que se passa?-Perguntou educadora.

- Vi um homem fora das grades a deitar uma lata de PEPSI para o chão! - Disse a Mariana, já irritada.

- Ah, já percebi, vocês ligam muito à reciclagem.- Conclui-o a educadora Anabela.

Bem, vamos avançar uns aninhos…

Os cincos amigos, continuaram no mesmo colégio, pois este era do Berçário ao 12ºano e por coincidência os nossos cinco amigos ficaram na mesma turma de 1ºAno:

- Tchau, mamã, Tchau papá!- Diziam em simultâneo a Mariana, as Gémeas, o Rodrigo e a Sara.

- Tchau!- Devolviam os pais dos mesmos.

Já na sala de aula, os cinco amigos procuraram sentar-se juntos:

- Bom dia, meninos!- Exclamou a Professora.- Eu sou a professora Catarina e vou ser a vossa professora do 1º ao 4ºano!- Voltou a dizer a professora.- Para começar, para eu saber bem os vossos nomes, vou chamar o nº de cada um essa pessoa diz: o nome, idade e sítio onde mora. Vamos começar: Nº1!- Começou a professora.

- Olá, eu sou o Afonso, tenho 6 anos e sou da Verdizela.

- Nº2!

- Olá, eu sou a Andreia, tenho 7 anos e sou da Verdizela.

- Nº3!

- Olá, eu sou a Maria, tenho 6 anos e sou da Verdizela.

- Nº4!

- Olá, eu sou a Sofia, tenho 6 anos e sou da Verdizela.

- Nº5!

- Olá, eu sou a Mariana, tenho 6 anos e sou da Verdizela.

- Nº6!

- Olá, eu sou o Rodrigo, tenho 6 anos e sou da Verdizela.

- Nº7!

- Olá, eu sou a Sara, tenho 6 anos e também sou da Verdizela.

Bem, passou-se o dia e os nossos cinco amigos foram para casa, mas subitamente, nas notícias, anunciaram que dois golfinhos mortos, deram à costa na Caparica:

- Não acredito, agora também em Portugal?!- Exclamou a Mariana.

- Pois é, filha, há quinze dias foi no Japão e agora foi em Portugal.- Disse a Alexandra (mãe da Mariana).

- Vou fazer uma videochamada de grupo no Whatsapp para os meus amigos!- Exclamou a Mariana.

A Mariana pegou no iPhone 7, que tinha recebido no Natal (que só usava para o Whatsapp, Instagram e jogos) e fez a tal chamada:

- Estou, ouviram a notícia dos golfinhos mortos que deram à costa, na Caparica?

- Sim, íamos agora ligar-te, mas tu fizeste isso primeiro.- Disseram as Gémeas, o Rodrigo e a Sara em simultâneo.

- Temos de fazer qualquer coisa, pois cheira-me que isto não resultou de causas naturais!- Exclamou a Sofia.

- As investigações vão decorrer durante o dia de amanhã e à tarde podemos pedir aos nossos pais que nos levem até ao local da investigação.- Sugeriu a Maria.

- Fiz um projeto para a preservação do Planeta, para apresentar amanhã na aula.- Disse a Sara.

- Boa, não digas mais nada sobre o projeto, pois queremos que seja surpresa!- Exclamaram as Gémeas, o Rodrigo e a Mariana em coro.

De manhã, eles iam todos entusiasmados para o Colégio:

- Bom dia, professora Catarina!- Disseram os alunos, assim que entraram na sala vermelha (a sala do 1ºano).

- Bom dia, meninos, está um dia lindo!- Exclamou a professora Catarina.- Hoje vamos aprender a primeira vogal da ordem das vogais.

A Sara pôs o dedo no ar, até a professora lhe dar autorização para falar:

- Professora, posso depois mostrar o projeto que fiz, para preservar o Planeta?

- Podes, na aula de Estudo do Meio, está bem?- Perguntou a professora.

- Está bem, logo, na aula, eu mostro.

A aula de Português passou rapidamente e esta deu lugar à aula de Estudo do Meio:

- Alunos, prestem atenção à apresentação da Sara!- Exclamou a professora Catarina.

- Ok, muito bem, a minha apresentação é sobre como bem preservar o Planeta!- Começou a Sara.- Para o Planeta ficar saudável, é preciso três coisas:

1.       Não deitar lixo para o chão;

2.      Separar o papel, do plástico e do vidro e vice-versa;

3.       E utilizar transportes públicos ou bicicleta para ir para o trabalho.

A aula de Estudo do Meio passou a correr e estava na hora de os nossos cinco amigos irem à Praia onde decorria a investigação:

- Chegámos!- Anunciou o pai das Gémeas que as tinha levado a elas e aos amigos à tal praia.

Eles saíram e foram em direção à praia. Mas houve um investigador a passar que lhes alertou. 

Eles seguiram-no e viram que ele atravessou a arriba fóssil:

- Vamos segui-lo até ao seu covil!- Sussurrou o Rodrigo.

Era verdade, aquele investigador tinha morto os Golfinhos no Japão e agora tinha feito o mesmo na Costa da Caparica. A Mariana tinha trazido o seu iPhone e ligou para polícia a contar o sucedido e aquele assassino de Golfinhos foi julgado e condenado a Prisão Perpétua.

Acabo assim a minha primeira história sobre o ambiente!


                                                                Sara 6ºC

Comentários

  1. Fui eu que fiz a história, e, vou continuar a criá-las, para incentivar as pessoas a não poluir o NOSSO PLANETA.

    Sara Gramaço 6ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares