Educação financeira para todos!

Caderno de educação financeira
http://www.todoscontam.pt/SiteCollectionDocuments/CadernoEducaoFinanceira1.pdf

Caderno de Educação Financeira para o 1.º ciclo do ensino básico pretende apoiar professores e alunos na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para este ciclo de ensino.

O caderno aborda os temas “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos”, “Poupança”, “Risco e incerteza” e “Meios de pagamento” de forma lúdico-didática através de um conjunto de situações vividas pelo Tomás e pela Clara com a sua família.

Os temas de educação financeira são apresentados em cinco textos, apoiados por um conjunto de exercícios que podem ser trabalhados por professores e alunos do 1.º ciclo do ensino básico para reforçar conhecimentos financeiros, contribuindo também para a criação de atitudes e comportamentos financeiros adequados. Estes temas de educação financeira podem ser trabalhados, no âmbito das disciplinas, das ofertas complementares ou dos projetos. 

Este caderno foi desenvolvido no âmbito do “Protocolo de cooperação para a preparação de materiais didático-pedagógicos de apoio ao Referencial de Educação Financeira” celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal), o Ministério da Educação e Ciência e quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Comentários

Mensagens populares