P.E.S.S. - Falar sobre as emoções!
Ontem, os embaixadores da saúde e os alunos de todos os ciclos falaram sobre a saúde mental, no auditório da EB Elias Garcia. A saúde das nossas emoções é tão importante!
Refletir sobre as emoções a partir das animações:
"Cérebro Dividido": emoção vs. razão
www.youtube.com/watch?v=rD2VnQcGbI0
O que é a intolerância? Vê este filme curta metragem animado e reflete...
Troca de impressões sobre as animações ...
Identificar através do desenho o que nos leva ao isolamento ...
Visualização sobre a importância das emoções na nossa vida: Divertidamente
A arte o otimismo: escutar, dançar ou cantar uma música ...
Aprender a dar a volta!
Falar e escutar - gestos simples e tão importantes!
Em Cidadania, deverão:
a) contar o que mais os marcou/enriqueceu naquela sessão;
b) passar aos colegas indicações sobre:
1 - conceito de Saúde Mental
[A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional.
Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.]
2 - o direito e o dever de se reconhecer/tratar doenças de ordem cerebral;
3 - a riqueza das emoções que possuímos e que devemos desenvolver e cuidar (como se cuida dos dentes);
4 - o funcionamento do cérebro emocional versus racional;
5 - a importância do brincarmos e do desenvolvermos o humor para nos tornarmos mentalmente mais saudáveis.
Os mais velhos podem ser alertados/refletir:
- pistas para determinar bons níveis de saúde ou doença mental:
Índices de saúde mental
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Índices de problemas de origem mental
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1. Atitudes positivas em relação a si próprio(confiança em si, reconhecimento dos limites, arriscar várias atividades,…).
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1. Atitudes negativas em relação a si próprio(desleixos, atitudes explosivas, vícios prejudiciais, desvalorizar-se demasiado, insónias, desejo de morrer, ciúmes de tudo e todos…).
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2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização. Alimentação saudável e prática de boas atividades.
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2. Grande insegurança em si e nos outros, comer exageradamente ou nada comer,
desinteresse por coisas que se apreciavam, sonolência e apatia prolongada.
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3. Encarar e responder bem a situações difíceis.
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3. Sensação de grande angústia e elevado sofrimento perante as situações do dia a dia.
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4. Autonomia e autodeterminação
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4. Dependência de outros para tomar decisões e se organizar.
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5. Noção apurada da realidade e ser sensato.
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5. Negação da realidade, mentir regularmente, ouvir ou ter visões estranhas.
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6. Interessar-se por aquilo que o rodeia e desenvolver boas relações sociais.
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6. Ser destrutivo, não colaborar, isolar-se, exaltar-se demasiado e recorrer a muitos palavrões.
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A equipa do PESS.
Coordenação professora Vera Constantino.
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