Divulgação de concursos e projetos






Concurso Jovens Tradutores - 2013

A Direção-Geral da Educação convida os alunos do ensino secundário, nascidos em 1996, a participar na sétima edição do concurso Juvenes Translatores dirigido a jovens de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE), o qual terá lugar no dia 28 de novembro de 2013, em simultâneo em todas as escolas selecionadas.

O concurso Juvenes Translatores vem promover a ideia de que as carreiras no setor das línguas, designadamente na área da tradução, poderão oferecer uma grande variedade de oportunidades profissionais.
“Concurso Todos Contam”
Está a decorrer a 2.ª edição do “Concurso Todos Contam”, dirigido a Agrupamentos de Escolas e a Escolas não agrupadas, bem como a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo que ministrem o ensino básico e secundário.

Este concurso pretende premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas, no ano letivo 2013/2014, com base no Referencial de Educação Financeira, recentemente aprovado e distribuído às escolas.


Programa Media Smart lança concurso para as Escolas 2013/2014

O Media Smart, programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, com o qual a Direção-Geral da Educação estabeleceu uma parceria, acaba de lançar o seu Concurso Anual dirigido às escolas.

O Concurso Media Smart é lançado pelo quarto ano consecutivo para todas as escolas nacionais com 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Na edição de 2013/2014, as crianças deverão criar uma campanha televisiva de publicidade que promova o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Procurando ensinar as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias, o programa Media Smart oferece aos docentes portugueses do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico um conjunto de materiais disponíveis na sua página oficial.


Voluntariado de leitura/ UN-CITI

O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo Centro de Informação para Tecnologias Interactivas (CITI) (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.

As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. O projeto conta, por isso, com a sua colaboração na captação e enquadramento dos voluntários.

A decisão de aderir ao projeto e organizar voluntariado de leitura nas escolas é da responsabilidade dos órgãos de direção e da biblioteca, sendo a coordenação do mesmo da responsabilidade do professor bibliotecário, dada a sua função de charneira na promoção da leitura.

Comentários