Programa Green Cork no Agrupamento Elias Garcia


Na EB Miquelina Pombo o mini rolhinhas encontra-se na Biblioteca.



Na EB Sobreda o mini rolhinhas encontra-se no átrio.


PROPOSTAS DE ACÇÕES GREENCORK:

O Programa Green Cork na Escola surge como um projecto que permite a participação das crianças e dos jovens no zelar pelo espaço que também é seu, contribuindo activamente para a sua conservação.

1.Arborizar um espaço
2.Implementar um plano de redução de água e energia
3.Implementar um centro de trocas na escola
4.Um jardim de aromáticas
5.Compostagem doméstica

O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado desde 2008 e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.


Este programa destina-se a ser desenvolvido pela da população escolar, mediante o acompanhamento de um ou vários professores responsáveis.


Propõe-se a continuação da recolha de rolhas de cortiça usadas, apostando, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, do bairro, das Juntas de Freguesia, dos Municípios, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.


Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça propõe-se:


•Uma actividade de exploração;


•Uma acção local de cuidar das partes comuns.



Objectivos

 
•Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;


•Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;


•Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;


•Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;


•Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;


•Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.


COMO ADERIR?



As escolas interessadas em participar no programa Green Cork na Escola II deverão proceder à sua inscrição até 26 de Novembro, através do preenchimento da ficha de inscrição, que se encontra na página do projecto http://www.greencork.org/

As inscrições deverão ser enviadas para greencork@quercusancn.pt


Para além dos dados relativos à escola inscrita, e dos participantes, cada inscrição deverá conter um breve resumo das actividades que a escola pretende desenvolver (ver sugestões de actividades).

PRAZOS ESTIPULADOS:

Fase 1: de 1 de Setembro a 26 de Novembro de 2010

•Inscrição e apresentação de projecto.


Fase 2: De 29 de Novembro de 2010 a 3 de Junho de 2011



•Desenvolvimento do projecto no terreno.


Fase 3: de 6 de Junho a 1 de Julho de 2011



•Apresentação de relatório final, no caso dos projectos a dois anos será nesta data apresentado o relatório intermédio.


As acções desenvolvidas deverão ser comunicadas para: greencork@quercusancn.pt

Todas as inscrições e relatórios de actividades recebidas pelo projecto Green Cork serão enviados à respectiva Direcção Regional de Educação, para conhecimento.



O que fazer às rolhas recolhidas?

As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes devem ser colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha devem criar, com recurso a materiais usados que, com imaginação, será fácil decorar, tornando-o original e apelativo.



A entrega das rolhas recolhidas é da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha. Para o efeito deverão dirigir-se a um dos seguintes locais de recolha: hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita, núcleos regionais da Quercus e alguns Agrupamentos de Escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escutas).


DIVULGAÇÃO

A informação fornecida pelas Escolas participantes sobre a Campanha Green Cork na Escola será divulgada pela Quercus no site do Projecto Green Cork http://www.greencork.org/

Comentários

Mensagens populares