Cerimónia de Entrega de prémios Camões poeta Genial




Algumas imagens da Cerimónia de entrega de prémios com apresentação dos trabalhos premiados na Casa-Memória de Camões em Constância. A nossa escola participou com a apresentação do blogue premiado sobre Camões construído pelos alunos do Projecto Aprender +.

Estiveram presentes Ana Dias, Directora da Casa Museu, o Presidente da Câmara e o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.

Debruçada sobre os seus dois rios, o Zêzere e o Tejo, Constância entardece, tranquila e soalheira. Não se vê vivalma nas ruas calcetadas. Até ao Passeio Marginal, tapete que se estende em socalcos sobre o Zêzere. Ali, há crianças a rir, brincadeiras, tropelias na relva. Algumas canoas acabam de partir em mais uma aventura. Os desportos náuticos tornaram-se, nos últimos anos, um dos principais atractivos de Constância.



A vila-poema que, no século XVI acolheu o 'maior dos poetas' portugueses, Luís Vaz de Camões, honra-lhe a memória, dando espaço aos seus mistérios. Mas como terá o poeta vindo parar ao Ribatejo? Esta foi a história que nos contaram.

Em jovem, Luís de Camões já tinha traços de personalidade vincados. Apaixonado, terá entregue o seu amor a várias damas da corte lisboeta, incluindo uma que teria um 'pequeno defeito': era irmã do rei D. Manuel I. A arrebatada paixão proibida ter-lhe-á valido o desterro - corria 1546 ou 47 - para uma terra do Ribatejo, onde viveria por alguns anos: Constância.



Se as provas da sua estada em Constância não são científicas, os indícios são fortes o suficiente para que todos neles creiam. A referência aos rios, o Tejo e o Zêzere - de que Constância sempre viveu -, é um deles.

Texto de Sónia Balheiro. Semanário Sol.

Comentários

Mensagens populares